Título: Marketing do Amor • Autor: Renato Ritto • Editora: Intrínseca • Compre: Amazon
O lançamento desse livro chamou demais a minha atenção, a premissa dele prometia entregar uma história divertida e cativante, quando eu ganhei o livro da minha amiga Grazi fiquei mais do que feliz porque finalmente eu poderia ler o livro e descobrir o que ele tinha a me oferecer.
Preciso começar ressaltando o trabalho incrível do Renato em escrever todo o livro em formato de e-mails, redes sociais e afins, parece muito fácil criar uma história assim, mas não é, ele consegue manter o ritmo da história, torná-la interessante e fluida sem muita dificuldade, preciso ressaltar também a forma divertida como ele também trabalha cultura pop no livro.
Thiago é um personagem muito fácil de gostar, ele é divertido, um ótimo amigo, devo dizer que ele até se esforça muito mais do que devia às vezes, principalmente pela família. Vladimiro é um completo encanto, ele ganhou meu coração no momento em que ele apareceu no livro levando uma champanhe pra festa junina da mãe de Thiago. Nicole sem a menor dúvida é a melhor personagem do livro, ela tem inclusive um plot muito bom, se não o melhor do livro me pergunto o que seria de Thiago sem ela, a representação perfeita da palavra amizade.
Achei o pano de fundo do livro muito bom e de certa forma quem é adulto se identifica bastante com esse cenário caótico de trabalho com cobranças exacerbadas, chefes malucos, colegas que amamos e odiamos, então, sem dúvidas é mais um ponto positivo do livro.
Eu adorei a maior parte do livro, para ser sincero adorei as 300 primeiras páginas, o livro simplesmente estava entregando tudo o que queria e muito mais, mas, as 100 últimas páginas foram um pouco frustrantes para mim, porque as escolhas e atitudes do protagonistas (ainda que possam até ser validadas pelos acontecimentos) não fizeram sentido para mim e por mais que eu tenha adorado o Thiago não vou passar pano pra ele e bom isso acabou por tirar um pouco do brilho da leitura.
Num total, eu gostei bastante da leitura, eu tive sim meus problemas com o último quarto do livro, mas a maior parte dele foi muito gostoso de ler, os personagens são bem interessantes e muito fáceis de gostar, os plots abordados são super reais em sua maioria.
Alerta de gatinho: Assédio moral, gordofobia.
A vida adulta às vezes parece uma sequência de perrengues. Thiago que o diga. Ele tem uma família intrometida, boletos para pagar, um gato extremamente mimado e uma coleção de inseguranças. Ah, sem falar no emprego como diretor de arte na caótica Agência Brilho. Para piorar, seus pais decidiram dar uma festa junina que tem tudo para virar caso de polícia.Contrariando as expectativas (seria finalmente uma maré de sorte?), Thiago conhece um homem maravilhoso na festa. Ele não faz ideia de como um estrangeiro recém-chegado ao Brasil foi parar no quintal da sua família, mas tem uma certeza: Vlado é apaixonante.Quando os dois se envolvem, parece o início de um romance que vai render assunto para os fofoqueiros do bairro. Só que tudo vira de ponta-cabeça: afinal, quem poderia imaginar que a Agência Brilho estava sendo vendida para uma multinacional e que aquele cara incrível seria seu novo chefe?Thiago e Vlado resolvem colocar um ponto-final nessa história e interagir de forma estritamente profissional. Parece um ótimo plano. Ou não, já que, na prática, esquecer o que aconteceu se prova bem mais difícil do que eles imaginavam.